AGENTES DE ENDEMAIS E COMUNITÁRIOS PASSAM POR CURSO DE CAPACITAÇÃO
treinamento tem como objetivo atualizar a vigilância da doença no município
Publicado em 02/04/2025 14:12 - Atualizado em 02/04/2025 14:26
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância Ambiental (Setor de Zoonoses) e Núcleo de Educação Permanente, realizou nos dias 19,20 e 26 de março, capacitação teórica para os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, sobre leishmaniose visceral humana e canina e leishmaniose tegumentar americana e combate aos maus tratos contra animais.
O treinamento tem como objetivo atualizar a vigilância da doença no município, além de abordar aspectos clínicos e laboratoriais, tratamento e reservatórios urbanos.
A capacitação contou com a participação da médica veterinária, Sarah Helena Xavier do setor de Zoonoses e Luciene Ribeiro, Núcleo de Educação Permanente (NEP) do município de Barão de Cocais-MG.
“É importante a capacitação periódica das nossas equipes de Saúde para que haja sintonia e eficiência nos procedimentos e medidas que devem ser adotadas.” (Luciene de Souza Ribeiro-Enfermeira)
SAIBA MAIS – LEISHMANIOSE
A leishmaniose é transmitida a cães e humanos pelo mosquito palha, que se prolifera em locais úmidos e com lixo, onde há matéria orgânica. A prevenção é feita com a limpeza dos terrenos e com a higiene dos animais. No caso da doença em humanos, é preciso ficar atento aos principais sintomas, que são: febre, fraqueza, feridas na pele e falta de apetite.
POSSE RESPONSÁVEL
A posse responsável, assim como o combate aos maus tratos contra os animais, é outro fator importante que merecer ser discutido. O abandono de pets, principalmente quando adoecem, configura crime de acordo com a Lei 14.064/20.
por Comunicação