BARÃO DE COCAIS TEM LICENÇA AMBIENTAL DA CAVA DA DIVISA APROVADA
O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou, na manhã desta sexta-feira (30)
Publicado em 30/11/2018 17:20 - Atualizado em 30/11/2018 18:06
O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), aprovou, na manhã desta sexta-feira (30) em Belo Horizonte, o licenciamento ambiental para instalação e operação da Mina da Cava da Divisa, sob responsabilidade da mineradora Vale. O início dos trabalhos da mina será realizado já em 2019, garantindo o pontapé inicial na geração de empregos e de um aumento na arrecadação de impostos do município, em especial por meio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem).
O prefeito municipal, Décio Santos, o vice, Lourival Ramos, acompanhados do presidente da Câmara, Leonei Pires, e os vereadores, Marisa Lopes, Onézio Filho, Sérgio Pena e Waldir Rosa, estiveram presentes á reunião do Conselho.
Segundo o prefeito Décio, com a liberação “a cidade agora possui uma perspectiva de investimento crescente pelos próximos 30 anos”.
A notícia da aprovação foi bastante comemorada pelos parlamentares, que ressaltaram o empenho de todos para que o licenciamento fosse finalmente alcançado. Para os vereadores, o licenciamento “é um passo enorme na direção da retomada do desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”.
Histórico
Com a intensa crise de arrecadação e os altos índices de desemprego que afetam o município, as licenças ambientais para mineração tem ocupado parte central dos esforços dos Poderes Legislativo e Executivo nos últimos dois anos. Vereadores da Câmara Municipal vem marcando presença em reuniões do Copam e de outros órgãos do Governo do Estado, cobrando celeridade e iniciativa em prol de Barão de Cocais.
O processo de licenciamento esteve por cerca de sete anos na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram Leste), que abriga mais de três mil processos. No último ano, a partir da atuação conjunta das autoridades municipais, a licença foi encaminhada para a Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri), responsável por quase 50 projetos de todo o Estado.
O licenciamento da Cava da Divisa esteve sob o crivo de estudos hidrográficos e de impacto a espécies animais e vegetais, tendo transitado pelo Ibama, pela Câmara de Compensação Ambiental e, por fim, pelo Copam.
Fonte* CMBC
por PMBC